quarta-feira, 14 de maio de 2008

LIVROS PARA DOWNLOAD

MENINAS!

Site interessante com diversos assuntos e livros para download.
Beijosssss e uma ótima semana!!!
Monica

http://vidadecachorro.wordpress.com/2008/03/24/
download-de-livros-gratis/

LIVROS


Olá meninas!!!
Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre Pessoas com Necessidades Especiais, este site tem algumas sugestões de boa bibliografia nesta área.
Boa leitura
Beijosssssssssssssssssssssss
Monica

http://www.unisc.br/universidade/estrutura_administrativa/
nucleos/naac/livros_ad.htm

sexta-feira, 9 de maio de 2008

CURIOSIDADES


Oi pessoal,A McKinsey é uma empresa de consultoria conhecida. Essas informações são do relatório sobre educação preparado por eles no ano passado (2007):
Resumo em português (fonte Ex-Blog Cesar Maia 29/04/2008):
TRECHOS DE ARTIGO DO "ECONOMIST" -10/2007- SOBRE O RELATÓRIO McKINSEY DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNDO, DESENVOLVIDO !
1. Na Inglaterra, Pais de Gales, Austrália, Estados Unidos, os gastos por aluno dobraram nos últimos anos e não se observou melhores resultados.
2. As escolas precisam fazer três coisas: obter os melhores professores, extrair o máximo deles e intervir quando os alunos começarem a ficar para trás.
3. A qualidade de um sistema educacional não pode superar a qualidade de seus professores.
4. As escolas nos EUA típicas recrutam professores que estão no terço mais baixo de desempenho entre os formandos das universidades.
5. Na Finlândia todos os novos professores precisam ter mestrado. A Coréia do Sul contrata professores de ensino básico entre os 5% de formandos com melhor desempenho. Cingapura e Hong Kong entre os 30% de melhor desempenho.
6. Os países com melhor desempenho não pagam salários superiores a média.
7. Os professores recebem treinamento fora da escola em que lecionam. Cingapura prevê 100 horas de treinamento por ano a seus professores e aponta veteranos para supervisionar o desenvolvimento profissional em cada escola.
8. Quando um professor brilhante nos EUA se aposenta, quase todos os planos de aula e práticas que ele desenvolveu também são aposentados. Quando um professor japonês se aposenta, deixa um legado.
9. As escolas na Nova Zelândia e na Inglaterra são testadas a cada três ou quatro anos e os resultados são divulgados em público. Na Finlândia, líder mundial na educação, não tem processo formal de revisão e mantém sigilo sobre os resultados de suas auditorias informais.
10. Finlândia dispõe de mais professores de educação especial encarregados de ensinar aos alunos retardatários, do que qualquer outro país. Em certas escolas chega a ser um professor em cada sete.
O original em inglês está nesse artigo da The Economist: http://www.economist.com/world/international/displaystory.cfm?story_id=9989914
Dálma

Homenagem

SEQÜELADAS
ELIANE FATIMA MOLON ZANDOMENEGHI
05/05/08

Cursar a disciplina de
Portadores de Deficiências e as TICs
Com a Mônica Duso
Foi ir do APAVORANTE ao APAIXONANTE
Nos levou do medo/temor ao lúdico/amor
Mostrou que em todos os sentidos
Nós professoras e normais
Do curso de pós em informática educativa
O quanto somos as sequeladas.

Nos achamos normais...que EMOÇÃO...
Os diferentes são os outros... Oh! Doce ILUSÃO...

Os downs são carinhosos e interessados
Não faltam aulas ao sábado
Gostam e querem participar
Topam tudo e com todos sem preconceitos.

Os surdos percebem os mais sutis movimentos e vibrações
E se comunicam mais por expressões
Nós as ouvintes, rimos para esconder
Nossos defeitos e dificuldades.

A aula da Arneida foi pura lição de vida,
De garra e superação.
Ela enxerga tanto que até desvelou
Nossos medos e segredos
(que estavam bem quietos e escondidinhos)

Nos fez refletir sobre nossa prática e
Que com força de vontade e amor
Superamos qualquer dificuldade.

sábado, 3 de maio de 2008

Blog sobre a Síndrome de Down

Colegas,

Encontrei um blog interessante sobre a síndrome de down.
Para visualizar é só clicar em: http://sindromedownpuc.blogspot.com/feeds/posts/default

Bom final de semana,

Sandra
AUDIOTECA!

A Audioteca Sal & Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros) para pessoas cegas ou com deficiência visual, em todo o território nacional, de forma gratuita.

Vejam: http://audioteca.org.br/audioteca.htm

Fernanda Reis

Dicas para o dia-a-dia de crianças deficientes e autistas

http://www.indianopolis.com.br/si/site/1133

Regina

Feliz Aniversário, Rosane

Muita saúde, paz, felicidade, ....

Um abraço forte,

Sandra Scholl Rasador

Softtware Educativo para Crianças Autistas de Nível Severo


Meninas, esse link é um artigo em pdf. Ele é teórico com sugestões de algumas atividades.
http://www.anpedesign.org.br/artigos/pdf/Software%20Educativo%20para%20Crian%E7as%20Autistas%20de%20N%EDvel%20Severo.pdf
Boa leitura!
Dálma


Síndrome de down

Um olhar para "dentro de si mesmo"

boa leitura.

Silvana

AUTISMO

Gurias, no endereço abaixo há uma lista de jogos para trabalhar com autistas,
http://www.autismo-br.com.br/home/Software.htm. Beijos Silvia

Tecnologias para Educação Especial

Tecnologias para Educação Especial- Márcia de Borba Campos e Milene Selback Silveira -PUCRS
Nos dá muitas informações sobre Educação Especial, algumas deficiências, análise de alguns software e alternativas de interface em um ambiente informátizado para a Educação Especial.

http://www.url.edu.gt/sitios/tice/docs/trabalhos/167.pdf

Eliane


Síndrome de Down e Informática Educativa

O acesso às tecnologias e comunicação já é uma realidade da educação especial e contribui para a formação do aluno, pois promove efetivamente a acessibilidade e torna possível a absorção de conjunto de conhecimento.

Silvana

ENTREVISTA

GURIAS!
Não deixem de ler entrevista com um professor universitário que é cego de nascença.
http://jornalcrpd.vilabol.uol.com.br/edicao13/entrevista.htm. Neste endereço vocês
também vão encontrar outras reportagens muito interessantes. Silvia

Tecnologias Especiais » Softwares que revolucionam o uso de computador por pessoa com deficiência visual.

Tecnologias Especiais » Softwares que revolucionam o uso de computador por pessoa com deficiência visual.

Jaque
DOSVOX

Um software elaborado pela UFRJ, que através de perguntas e respostas faladas, proporciona o acesso de deficientes visuais à informática.
Veja mais informações no site.
http://www.sac.org.br/CEN_DOS.htm
Fernanda Reis

PARALISIA CEREBRAL - EQUIPAMENTO



Tecnologias de Recurso que visam contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas com deficiência, ajudando-as a ultrapassar e resolver os seus problemas funcionais de forma a reduzir a dependências de terceiros e contribuir para a inclusão.

Silvana

Atividades educativas para autistas






Gurias ,vejam o que eu encontrei sobre autismo e atividades: http://www.atividadeseducativas.com.br/php/atividade.php?nrati=1550


Regina

Mouse


Colegas, este é um link sobre os Mouses. Nele temos informações sobre o funcionamento, os tipos e as principais características.

http://www.infowester.com/mouse.php

Boa leitura!
Tânia

Sugestões de Atividades Para Trabalhar com Alunos com Deficiência Visual

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOSPORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL:EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
O aluno DV pode e deve participar das aulas de Ed. Artística de muitas formas diferentes. A aula de Artes é essencialmente importante, por ser um modo através do qual ele pode expressar seus sentimentos e sua percepção do mundo. Ela pode ajudá-lo na formação dos conceitos e das imagens mentais das coisas que ele não vê, no desenvolvimento da sua criatividade e senso estético. É também nesta aula, que ele pode trabalhar, mais especificamente, com a coordenação motora fina e com a mobilidade dos seus dedos e mãos, muito necessários para ele, mas pouco trabalhados devido aos movimentos contínuos e rígidos da escrita Braille. Ele vai precisar dessa mobilidade para aprender a assinar seu nome e para perceber melhor, pelo tato, os objetos. Outro aspecto que pode ser trabalhado na Educação Artística é a exploração de diferentes relevos, formas e texturas, o que lhe é agradável e importante para o aprimoramento das suas capacidades perceptivas e organização mental dos objetos do mundo. Encontra-se, a seguir, uma lista de atividades, que o professor poderá usar como ponto de partida ou referência para o trabalho com seu aluno DV, mas que, certamente, será ampliada através do seu conteúdo e experiência próprias e da intenção com a pessoa com a qual ele pretende, especialmente, trabalhar. a) colagem como por exemplo, bolinhas de papel que ele mesmo amassa, forma já cortadas em isopor, cartolina, papel camurça, etc (você pode contornar um desenho com barbante para que ele preencha os espaços). obs.: para o aluno DV é muito difícil cortar com tesoura, por ser uma atividade que depende muito da visão, por isso as formas devem vir cortadas. b) enfiagem. c) pintura com giz de cera em espaços delimitados com barbante (* você cola barbante ou "fio urso" no contorno do desenho, que deve ter formas simples para ser mais facilmente percebido pelo aluno). Obs.: muitos detalhes e figuras complexas são de difícil percepção pelo ato. Na dúvida, feche seus olhos e tateie o desenho que você fez, para ter noção do grau de dificuldade, e consulte o seu aluno. d) trabalhos com massa de modelar, argila ou barro. e) construção com toquinhos de madeira (o aluno vai colando um no outro). f) construção com toquinhos, raspas de madeira e serragem sobre uma base de papelão. g) construção de formas ou figuras humanas com material de sucata, por exemplo: rolos de papel higiênico para montar um palhaço, cujo olho, boca, chapéu, etc., você já entrega cortado para que ele cole. h) atividades para trabalhar com o esquema corporal, por exemplo: contornar partes do corpo no papel (mão, pé), confeccionar um boneco, em tamanho natural, com meias finas, enchendo as meias com bolas de jornal amassado, moldando a forma das pernas e quadril numa, noutra o tórax e braços e numa outra a cabeça; vesti-lo com roupas velhas. i) pintura a dedo com tinta guache ( você pode trabalhar as cores com ele, ensinando com o que se relaciona cada cor, qual o contraste, a combinação, etc., até para ajudá-lo na escolha do seu vestuário. j) mosaico com pedaços de tecido de texturas diferentes. k) colagem com flores, folhas e galhos secos. l) explorar uma flor natural, mostrando parte por parte e, depois, trabalhar, com colagem, a reprodução de uma flor no papel. m) confeccionar objetos de formas diversas, com material variado, por exemplo, porta-copos, quadrinhos, etc. n) contornar o desenho de um peixe (ou índio, bandeira nacional, etc) com barbante, dar as escamas cortadas em papel para que eles colem, explicando cada parte do peixe. o) fazer esculturas com colagem de bolas de papel de tamanhos diversos. p) desenhar com giz de cera sobre uma folha de papel oficio colocada sobre uma prancheta de madeira encapada com tela de mosquiteiro (o que dá um certo relevo - perceptível ao tato - ao que ele desenhou). O material que pode ser usado é muito rico; o professor deve, antes de iniciar a atividade proposta, explorá-lo bem com seu aluno, enfatizando a riqueza de detalhes, formas, texturas, cores (para os que vêem cores), beleza. Para o aluno cego, a textura é a "cor" do objeto, pois as diferenças percebidas pelo tato fazem um paralelo com as nuances de cor que a lhe proporcionaria, por isso a textura pode ser ricamente explorada nos trabalhos com DV. Se o aluno tem algum resíduo visual, pergunta à ele suas dúvidas sobre como encaminhar melhor as atividades. Isso é válido também para o aluno cego: juntos, você e seus alunos, podem descobrir mil maneiras de trabalhar durante as aulas. Rosane

Você é Especial

ROSANE

VOCÊ É UM


Dia 03/05/08 é um dia muito especial, pois você faz aniversário.

Parabéns , Saúde e Felicidades.

Beijos. Eliane

Paralisia Cerebral



Olá colegas,




Encontrei algumas dicas em um site de como ajudar uma criança com paralisia cerebral.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO COM PARALISIA CEREBRAL : http://apcl.org.pt/Equipamentos/E7O/index_html/document_view?month:int=7&year:int=2008
Um abraço
Sandra


Parabéns, Rosane!



Abraços, Dálma.


FELIZ ANIVERSÁRIO


ROSANE!!!!!
QUE VOCÊ SEJA MUITO
FELIZZZZZZZZZZZZZZZ!!
Beijos Silvia

Feliz Aniersário, colega!





Um abraço muito especial da Regina!!





Feliz Aniversário

ROSANE:
Parabés pelo aniversário!!


Fernanda.

Parabéns!




Rosane, a cada dia ficamos mais experientes.
Parabéns por seu aniversário!
Tânia

ho é uma da especial!


Ro!
Que esee dia seja muito...muitoooo...feliz!
Parabéns
Silvana

Caracteres Braile

O sistema de leitura para cegos, conhecido como Braile, surgiu a partir de um sistema de leitura no escuro desenvolvido por Charles Barbier, para uso militar. Quando o francês Louis Braille, que era cego, conheceu o sistema, passou a utilizá-lo e logo depois o modificou, passando de um grupo de 12 pontos para um grupo de apenas 6 pontos, formado por duas colunas com três pontos cada. O agrupamento de seis pontos possibilita a constituição de 63 símbolos diferentes que servem para representar caracteres na literatura, na matemática, na informática e na música. O sistema foi inventado em 1825 e até hoje é utilizado em todo o mundo.Apesar da sua eficiência em proporcionar o acesso das pessoas cegas a informações, leitura, estudo, etc. o sistema não conseguiu ainda progredir e atingir todos os meios da sociedade. Sendo assim, o cego enfrenta muitas dificuldades pois dificilmente encontra outras pessoas que conheçam o sistema, e na maioria das vezes os equipamentos, setores públicos, etc, não trazem as informações escritas em braile. Torna-se difícil até mesmo utilizar o banheiro, pois não têm como saberem se o banheiro é feminino ou masculino. Esse problema seria facilmente resolvido se as letras da placa na porta dos banheiros públicos tivessem a inscrição em braile. Assim como esse caso, vários outros se manifestam. Cardápios, cartazes informativos, placas com o nome das ruas, entre muitas outras. O sistema braile ainda tem que ser difundido para que as pessoas cegas sejam realmente incluídas na sociedade e possam ter maior autonomia, o que trará uma força muito maior de viver para cada uma delas apesar da sua deficiência.
Ler em braile é muito fácil. Basta que se conheça os símbolos e pode-se ler normalmente, seja com o tato ou com a visão. Os caracteres são lidos da esquerda para a direita e até sinais de pontuação são representados através dos pontinhos em alto relevo.Para escrever é necessário um pouco mais de técnica. São utilizados dois instrumentos chamados reglete e o punção. A reglete é uma placa de metal com orifícios em uma de suas faces. O papel, um pouco mais grosso que o comum, é colocado em cima dessa placa e pressionado com o punção, um instrumento semelhante a uma agulha, mas com a extremidade arredondada, para que, ao pressionar o papel contra os orifícios da reglete, este não seja perfurado, e sim apenas marcado. O papel é marcado da direita para a esquerda, no sentido contrário ao da escrita. Ao terminar o papel é virado e pode-se ler normalmente.Há computadores que já conseguem traduzir do braile e para o braile. Atualmente há até alguns que conseguem imprimir páginas em frente e verso, reconhecer voz e transformá-la em braile, entre outros recursos que facilitam o acesso de cegos à informática. Há também capas para teclado com as teclas em braile. Estas se encaixam no teclado de modo que o cego pode digitar normalmente.Há ainda outros equipamentos como brinquedos de montar, relógios que permitem a verificação das horas por meio do tato, etc. Há outros equipamentos que não utilizam o braile e sim o som, para que os cegos possam ter melhor acesso. Muitos sites, computadores, sistemas em locais públicos, etc, já fazem uso desse método.



Alfabeto Braile


Dálma

Feliz Aniversário!



Rosane!

Feliz Aniversário!Continue curtindo as noites como a "Dama da Noite".

Hiper beijos

Jaqueline

Congresso de Cegos

6º Congresso Latino Americano de Cegos
Bento Gonçalves sedia de 03 a 08 de maio, o 6º Congresso de Cegos, que acontece de 4 em 4 anos.
Bento Gonçalves tem todos os aparelhos necessários para traduzir livros para o BRAILE. Só falta voluntários para digitar os textos.
Eliane.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

mansagens e comentarios

gurias

obrigada pelas mensagens sobre paz... e comentários ao lado das fotos... muito lindo o das borboletas

grazi